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Prós e contras da redução do consumo de álcool

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Se você deseja parar de beber, tente diminuir primeiro, em vez de parar repentinamente, para tentar reduzir a gravidade dos possíveis sintomas de abstinência do álcool .

Se você é um bebedor diário, um bebedor pesado por muito tempo ou um bebedor excessivo frequente, se você parar de beber repentinamente, provavelmente irá sentir algum tipo de sintomas de abstinência e se tentar parar “por conta própria” sem qualquer tipo de assistência médica, esses sintomas podem se tornar muito graves.

Infelizmente, há pouca ou nenhuma pesquisa que mostre que a redução gradual realmente reduz os efeitos da abstinência do álcool . Isso pode ser porque os sintomas de abstinência variam amplamente de uma pessoa para outra, e não há como comparar os resultados entre bebedores diários, pesados ​​ou excessivos.

Justificativa para redução gradual em vez de peru frio

Sabemos que a redução gradual é uma prática médica padrão para outras drogas. Pacientes em uso de antidepressivos, por exemplo, geralmente não interrompem a medicação abruptamente, mas têm suas dosagens gradualmente reduzidas. 1

Também sabemos que os produtos usados ​​para ajudar as pessoas a parar de fumar, como adesivos de nicotina ou chicletes, são projetados para desmamar gradualmente os fumantes da nicotina, reduzindo lentamente a quantidade de nicotina que consomem.

O bom senso nos diz que largar o peru frio por causa do hábito de 12 cervejas por dia vai ser mais estressante do que diminuir lentamente. Isso não significa sugerir que a desintoxicação doméstica seja eficaz ou razoavelmente apropriada.

De modo geral, a desintoxicação doméstica de álcool não é o método mais eficaz nem o mais seguro de parar de beber. No entanto, é barato e pode ser adequado para alguém cujo trabalho, relacionamentos e bem-estar não estão em risco.

Estratégias para redução do consumo de álcool

A maneira mais simples de diminuir o consumo de álcool é reduzir gradualmente o número de bebidas que você costuma beber durante um período de tempo. Por exemplo, se você costuma beber cinco copos de vinho todos os dias, tente reduzir para quatro copos por vários dias e depois tente reduzi-los para três.

Algumas pessoas diminuem o tempo espaçando o tempo entre cada bebida. Eles podem se limitar a apenas uma bebida por hora, por exemplo. Ou, eles podem substituir um copo de água, suco ou Gatorade entre cada bebida alcoólica. Alguns diminuem misturando bebidas mais fracas com menos álcool.

Outros tentam diminuir o ritmo mudando da bebida alcoólica de sua preferência para outra de que não gostam. Por exemplo, eles podem tentar mudar de uma bebida de que gostam (como vinho) para outra de que não gostam (como cerveja). Esse raciocínio é que é menos provável que bebam tanto da bebida que não gostam.

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